Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Erythroxylum membranaceum Plowman EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-09-2012

Criterio: B1ab(iii,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Erythroxylum membranaceum é uma espécie com distribuição muito restrita às Florestas Úmidas do sul do Estado da Bahia. A EOO é de 218,16 km², e o número de situações de ameaça é dois. A espécie vêm sofrendo um forte declínio na qualidade e extensão do seu hábitat, uma vez que os dois municípios onde foi coletada já perderam mais de 96% da sua cobertura florestal original. Suspeita-se que essa perda e degradação do hábitat de E. membranaceum estejam acarretando um acentuado declínio no número de indivíduos maduros da população. É extremamente necessário que a espécie seja contemplada com a criação de uma unidade de conservação (SNUC) de proteção integral que inclua ao menos parte da sua distribuição. Caso contrário, considerando a grave perda de hábitat a que E. membranaceum encontra-se submetida, é possível que a espécie venha a estar "Criticamente em perigo" (CR) em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Erythroxylum membranaceum Plowman;

Família: Erythroxylaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Erythroxylum membranaceum ocorre na Bahia (Loiola, 2012).

Ecologia

Espécie arbustiva, ocorrente em Floresta Ombrófila Densa (Loiola, 2012).

Ameaças

1.3.3 Wood
Severidade very high
Detalhes Asflorestas úmidas do sul da Bahia possuem um longo histórico de exploração pelohomem. Inicialmente, a extração do Pau-Brasil e o corte seletivo de espéciesmadeireiras foram as atividades predominantes, sendo que a última persiste atéhoje. Atualmente, vastas áreas são utilizadas para a criação extensiva de gadoe o cultivo de sub-bosque de floresta nativa (Mori et al, 1983). Esse sistemade cultivo altera drasticamente a estrutura e composição da floresta, levando aum declínio de espécies de estágios sucessionais avançados e a um aumento daabundância de espécies pioneiras e secundárias iniciais (Rolim; Chiarello,2004). A extração de lenha, a produção de carvão e o cultivo da seringueiratambém foram atividades que contribuíram para a destruição dessas florestas(Mori et al., 1983).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em Perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- LOIOLA, M.I.B. Erythroxylaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- MORI, S.A.; BOOM, B.M.; CARVALHO, A.M.; SANTOS, T. Southern Bahian moist forests. Botanical Review, v. 49, n. 2, p. 155-232, 1983.

- ROLIM, S.G.; CHIARELLO, A.G. Slow death of Atlantic forest trees in cocoa agroforestry in southeastern Brazil. Biodiversity and Conservation, v. 13, p. 2679-2694, 2004.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Erythroxylum membranaceum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Erythroxylum membranaceum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/09/2012 - 13:53:51